quinta-feira, 15 de março de 2012

Pneus verdes rodam sem perder segurança e conforto

20120315083256_galeria_pneus_verdes_rodam_sem_perder_seguranca_e_confortoA busca pela economia de combustível para atender às necessidades do meio ambiente sem alterar o desempenho e a segurança dos veículos é um assunto importantíssimo num cenário mundial no qual os veículos movidos a motor de combustão interna são responsáveis por aproximadamente um terço das emissões de dióxido de carbono (CO2), e o pneu verde é um passo importante como inovação para resolver este dilema. É uma solução que chegou para contribuir com a economia de combustível e consequentemente reduzir a emissão de poluentes, exigências da sociedade que se traduzem em legislações automotivas cada vez mais rígidas, inicialmente na Europa e Estados Unidos, que agora começam a se propagar no mundo todo, inclusive no Brasil.


Os pneus verdes oferecem menor resistência ao rolamento (RR), dissipam menos energia para transportar cargas, portanto contribuem para tornar os veículos mais eficientes. Algo em torno de 15% da energia contida no combustível é dissipada somente nos pneus, já que uma redução de 20% na resistência ao rolamento significa redução de consumo de até 3% na cidade e 5% na estrada. Para veículos comerciais, a economia é ainda muito maior, quase o dobro.


Mas, por que então os pneus verdes não foram utilizados antes? A resposta está na dificuldade e necessidade de equilibrar o consumo de combustível com a segurança e durabilidade dos pneus, que só foi possível nas últimas décadas com o desenvolvimento de novos processos e materiais, como o emprego da sílica nos compostos de borracha. Parte da energia dissipada nos pneus é necessária e bem-vinda, pois contribui para o seu coeficiente de atrito, na aderência entre o pneu e o pavimento, e desta forma influi na distância de frenagem e no controle do veículo durante manobras de emergência.

Continua aqui.

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