sábado, 3 de março de 2012

O Pintor

Pinta-se Lameiras e Frases de Pára-chouqes

lameirao-pedro-neto-wcinco-expresso-coelho

Ninguém sabe ao certo há quanto ele pintava lameiras e pára-choques na beira da estrada. Morava numa pequena casa com um quintal que ia até o acostamento. Ali ele fincou a placa: pinta-se lameiras e frases de pára-choques.

Seus fregueses que vinham de todos os lugares paravam em frente, quase no quinta da sua casa:

- E aí pintor? Essa é minha primeira viagem com esse caminhão. Um amigo mim disse que você é bom pra pintar lameira. Quero a minha bem bonita, disse o caminhoneiro, saltando da boleia.

Walmor, o pintor, olhou a placa do caminhão e disse:

- Pra você que é de Senhor do Bonfim, tenho uma pintura especial. Vou pegar o álbum pra ver se você gosta.

Walmor foi mexer numa mala cheia de folhetos, cadernos e álbuns com as mais diversas paisagens e figuras. Dentro da mala conviviam, Jesus Cristo, Nossa Senhora Aparecida, São Jorge com seu lindo cavalo, São Cristovão, a basílica, escudos de times de futebol, o Pato Donald, cometas, o sol, a lua, serras e cerrados e muito mais.

Logo Walmor voltou com uma pintura de Jesus Cristo, de braços abertos, abençoando:

- Essa figura vai ficar linda no seu carro.

O caminhoneiro gostou, mais preferiu outra:

- Queria uma de Jesus na cruz.

- Que é isso, meu amigo? Pra que mostrar Jesus sofrendo?

Quero pintar na lameira do teu caminhão um Jesus sorrindo e abençoando a viagem de quem anda na estrada.

- Tá bom. E o que você vai escrever?

- Me deixa uma frase aqui no caderno.

Enquanto Walmor retirava as páginas do seu velho caderno de frases, o freguês ficou olhando os álbuns com as mais diversas figuras, e pediu pra trocar:

- Pintor, olha só essa aqui. Gostei. Pinta pra mim.

- Você quer pintar essa aí no lugar de Jesus? Perguntou Walmor.

- É meu time do coração.

- E Jesus é o que? Ele é nosso guia.

O caminhoneiro ficou pensativo por um instante e respondeu:

- Tudo bem. Será que Jesus vai ficar zangado se você pintar o meu time numa lameira e Ele na outra?

- Tudo bem. Acho que Jesus também deve gostar de futebol. Só não sei se torce pelo teu time.

Algum tempo depois, lá foi o caminhoneiro de Senhor do Bonfim, todo feliz estrada afora com Jesus de um lado e o escudo do Flamengo do outro. Walmor ainda pintou a pedido do caminhoneiro a frase:“Jesus e o Flamengo batem unidos no meu coração”.

Durante muitos e muitos anos Walmor viveu na beira daquela estrada pintando lameiras e frases nos pára-choques dos caminhões que passavam por ali. Certo dia, as máquinas apareceram por lá e começaram a remexer em tudo para duplicar a estrada.

Walmor perdeu a casa e o ponto. Pegou sua mala, seu caderno, suas tintas, seus pincéis e foi estrada afora parando aqui e ali, pintando lameiras e pára-choques onde houvesse um caminhoneiro querendo falar de sua fé e do seu amor, embalados pelas rodas do seu caminhão.

Na beira da estrada duplicada, alguém pregou numa árvore a velha placa de Walmor: Pinta-se lameiras e frases de pára-choques.

Foi o que restou do homem que pintou a beleza e a mensagem que os caminhoneiros levam no caminhão por todos os caminhos onde andam.

Crônica: Henrique Lessa – Henriquelessa.75@globo.com

Publicada na Revista Caminhoneiro

wcinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário