segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reflexos da modernidade: O VW Constellation 24.280

O VW Constellation 24.280 passou com louvor na avaliação da revista Caminhoneiro e mostrou que é um caminhão robusto e econômico.

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O sol brilhava e ressaltava ainda mais toda modernidade da concessionária Dibracam, ponto de encontro onde estava estacionado o imponente VW Constelattion 24.280 Advantech, 6x2, que ostenta a placa LLQ 2709 - RJ-Resende.

Esse Constelattion chega ao mercado com uma boa missão: substituir o VW 24.250 que foi líder no ano passado na categoria dos caminhões trucados, com 3º eixo, de 24 toneladas: foram 12.721 unidades emplacadas em 2011.

Pontualmente às 9h30 saímos da av. dos Estados, 1900, Santo André, rumo à Baixada Santista. A previsão era percorrer cerca de 300 quilômetros. Logo o VW 24.280 chamou a atenção dos demais caminhoneiros que passavam ao lado do novo Constellation.

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Durante o percurso, percebi o efeito eficiente da suspensão. Com muita suavidade, o VW Constellation 24.280 rodava no asfalto irregular da av. dos Estados, com muita desenvoltura e maciez. Essa maciez é graças à suspensão dianteira composta de molas semi-elípticas de duplo estágio, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. A suspensão traseira é composta de eixo rígido motriz e eixo auxiliar tag-tanden tipo balancim com suspensor eletropneumático para o eixo auxiliar, molas semi-elípticas assimétricas trapezoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora (opcional).

Com uma manobra suave, a marcha foi trocada de sexta, para a sétima e depois oitava. Tudo de modo muito fácil e tranquilo, com engates precisos. Esse é o resultado da nova transmissão mecânica ZF/9S 1110 TD de nove velocidades com comando por cabos e servoassistência, garantindo maior conforto ao motorista e maior durabilidade ao sistema. O eixo trativo de simples velocidade, em conjunto com a nova transmissão, otimiza o consumo de combustível e o desempenho nas retomadas. O novo acionamento a cabo com H sobreposto, acionado por tecla pneumática, simplifica a troca de marchas, trazendo uma lógica de segurança que impede equívocos na mudança e danos à caixa de transmissão.

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Depois de testada a caixa de câmbio, foi acionado o piloto automático na rodovia Anchieta. Foi programado para atuar na faixa dos 60 km/h, uma boa velocidade para apreciar a beleza da paisagem composta por diferentes tonalidades de verde e o colorido dos ipês e das quaresmeiras.

Durante a descida da serra o silêncio tomou conta de dentro da cabine leito que abrigava uma cama confortável. "Vou abrir um pouco o vidro para mostrar o barulho externo", diz João Luís Rocha dos Santos que dirige caminhão há 30 anos. De fato, o barulho que invadiu a cabine foi imenso. Comprovada a eficiência acústica acionei rapidamente o botão para fechar o vidro elétrico e recuperar a tranquilidade que voltou a reinar dentro da cabine.

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Em relação à cabine, observei que ela oferece acesso ideal para o motorista e um completo e ergonômico painel de instrumentos, além de itens como ar-condicionado (opcional) e computador de bordo. O painel está mais moderno e disponibiliza informações sobre as condições de operação do motor e veículo, permitindo mais otimização e controle da operação. É tudo muito prático e não exige esforços do motorista que dirige com conforto e total segurança.

Fazem parte dos itens de série a coluna de direção multi-regulagem, espelho auxiliar para manobras, piloto automático e mangueira de inflar pneus. Dentro dos opcionais destacam ar-condicionado, espelhos retrovisores elétricos, cabine leito ou estendida, bancos com revestimento e vinil, banco para três passageiros e dois tanques.

Depois de observados esses itens, com o freio motor acionado, o VW 24.280 continuou em frente descendo a serra com o velocímetro apontando 40 km/h, na quinta marcha. Praticamente percorremos todo o trecho de serra sem pisar no freio graças à eficiência do freio motor.

Motor MAN

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