segunda-feira, 11 de março de 2013

Porque: Reboque Romeu e Julieta?

“Romeu e Julieta”, foi um filme feito em 1968, dirigido por Franco Zeffirelli. Baseado na obra prima teatral do inglês Willian Shakespeare.
Foi filmado em diversas locações na Europa, principalmente na Itália. Devido ao sucesso desse filme, as pessoas envolvidas no seguimento do transporte rodoviário dessa época, acharam por bem apelidar esse tipo de equipamento, com o nome dessas, então, famosa dupla/casal: “Romeu e Julieta”.
Tal qual ocorreu, por exemplo, com a: carreta “Vanderleia” e “Marta Rocha” (veja logo abaixo)
Esse tipo de equipamento:” Romeu e Julieta”, estão divididos basicamente em 2 partes:
Primeira parte = O Caminhão rebocador: Esse caminhão no toco ou trucado (ou ainda traçado, isto é: dois diferenciais) não tem em sua plataforma traseira a 5a roda (saiba o que “5a roda” logo abaixo).
O que existe em sua traseira é um tipo de engate muito reforçado especialmente feito para rebocar/tracionar algo.
Para facilitar a explicação, esse engate é um pouco parecido com o engate que os automóveis e Pick-ups usam para engatar nos pequenos reboques para transportar: lanchas, jet-ski, cavalos, motos, equipamentos/peças em geral etc.
Logicamente que esse engate é tão específico para esse fim, que existe uma legislação (norma técnica) específica somente para ele.
Então, para facilitar, no dia a dia, a explicação desse tipo de caminhão ou para diferenciar esse tipo de equipamentos de outros tipos, simplesmente recebeu o apelido de “Romeu”.
Segunda parte= o reboque: Esse reboque não tem “Pino Rei” na sua dianteira (saiba o que “pino rei” logo abaixo).
O que existe então é um cambão (uma longa aste de ferro) que na sua ponta tem um formato apropriado para engatar na traseira do Caminhão rebocador (Romeu).
Esse tipo de reboque não precisa de “pé de carreta”, isto é:uma estrutura/armação de ferro localizado na “barriga”do reboque que serve para apoiá-lo no chão,quando não está engatado no “Romeu”.
Então,para facilitar, no dia a dia, a explicação desse tipo de reboque ou para diferenciar esse tipo de equipamentos de outros tipos ,simplesmente recebeu o apelido de “Julieta”.
Obs.:
Existem alguns tipos de transportes que são utilizados mais que um reboque para somente um caminhão rebocador.
Então, é muito comum, aqui no Brasil, no transporte de cana de açúcar e madeira, por exemplo, encontrar o “Romeu” rebocando várias “Julietas”.
Qual a vantagem do Romeu e Julieta?
Existem inúmeras formas de explicar suas aplicações/vantagens.
Vamos, resumir em apenas 3 pontos:
Primeiro: Enquanto a “Julieta” fica em um determinado ponto fixo carregando ou descarregando, o “Romeu” fica livre para efetuar outras entregas/distribuição.
Então quando os dois estiverem vazios, o Romeu engata a Julieta e volta para o ponto de carregamento novamente.
Segundo: Dependendo do tipo de material que será transportado, fica mais fácil a distribuição e carregamento da carga, por eixo, sem infringir a lei da balança.
Terceiro: Dependendo do trajeto que será efetuado, fica mais seguro o transporte.
Pois o peso da carga esta localizado em cima do(s) diferencial(ais) do caminhão.
Assim o “Romeu” tem mais contato com o chão, ou seja, tem mais tração.
Conseqüentemente , o risco de patinar/deslizar é muito menor.Principalmente em dias de chuva ou neve, ou ainda em estradas de terra/lama.

Outras curiosidades do por que: “Romeu e Julieta”:
1-Aonde vai o Romeu a Julieta vai atrás;
2-Romeu não gosta de andar sozinho;
3-Romeu e Julieta formam um par perfeito;
4-Julieta dificilmente deixa o Romeu sozinho;
5-A Julieta tem certeza que o Romeu voltará para pega-la;
6-O Romeu precisa da Julieta pra faturar mais;
Outros nomes dado a esse tipo de equipamento:
Baião de dois: algumas regiões no Brasil.

Puppy (filhote): nos Estados Unidos e Canadá.
Zorra: no Uruguai.
Acoplado: Espanha
Romeo & Julieta (Romeu sem o “u” e o “J” de Julieta tem o som de “r”): Argentina.

Blog Cowboys do Asfalto

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