segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Carreta encalha nas ruas de Currais Novos

carreta-1470x742-550x309Em menos de 15 dias, duas carretas que se deslocavam para o município de Lagoa Nova, ficaram literalmente encalhadas, no mesmo ponto, final da Getúlio Vargas com a Cândido Dantas. As duas faziam transporte de máquinas pesadas. O que preocupa é que isso será cada vez mais frequente, em função da instalações  de empresas que produzirão  energia eólica.

Dá para imaginar o transtorno e prejuízos  causado para empresas e sobretudo para a população da cidade. Estar  na hora de pensar “grande” e preparar nossa cidade para a nova realidade, ou corremos o risco de ancorarmos no atraso e de lá não sairmos jamais. Fica o alerta!

Fonte: JB Moura/via  Sd PM J. Júnior

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Frase de caminhoneiro!

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As Maquinas Pesadas

Rodas de Alumínio diminuem emissões

aluminio - alcoaEstudo realizado pela PE International, consultoria especializada em estudos e pesquisa sobre sustentabilidade, apontou que o uso de rodas de alumínio em caminhões reduz a emissão de carbono ao meio ambiente. Um dos quesitos levados em consideração foi a vida útil da peça.

A pesquisa aponta que para cada 18 rodas de alumínio produzidas nos Estados Unidos, 16,3 toneladas a menos de carbono são emitidas na atmosfera. Na Europa, 12 rodas com o material eliminam 13,3 toneladas de carbono. O estudo indica que a liga de alumínio também reduz o consumo. Nos veículos inspecionados nos Estados Unidos, a economia de combustível chegou a 520 galões. Na Europa, a redução chegou a atingir a marca dos 1,9 mil litros.

FONTE: Mercedes-Benz Brasil via Caminhões e Carretas

Queda no mercado de caminhões faz Daimler rever custos

phoca_thumb_l_atron6A queda no mercado brasileiro de caminhões, que tem provado ser mais longa e mais profunda que o esperado, pode ter efeitos duradouros sobre os trabalhadores da Daimler Truck nas duas fábricas em Juiz de Fora (MG) e São Bernardo do Campo (SP).

"Nós precisamos rever a nossa posição de custo fixo no Brasil, mas esse é um tema diferente - temos que ver qual (será) o final desta discussão", disse o diretor financeiro da Daimler, Bodo Uebber, a analistas durante uma teleconferência nesta quinta-feira.

A companhia negocia com representantes dos trabalhadores no Brasil sobre 15 dias de férias não remuneradas até o final de janeiro e seminários de formação, onde parte dos salários são cobertos pelos sindicatos. A Daimler Trucks emprega cerca de 12 mil trabalhadores no Brasil, a maior parte em São Bernardo.

A Daimler espera que o mercado brasileiro de caminhões caia entre 20% e 25% neste ano devido em parte a novos regulamentos para emissões, o que direcionou a demanda deste ano para 2011.

FONTE: Terra via Caminhões e Carretas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pesquisa CNT aponta que mais da metade das rodovias do RN estão em más condições

(Trecho da BR-226 teve a pior classificação na pesquisa da CNT no Rio Grande do Norte)

Mais da metade das rodovias do Rio Grande do Norte, entre estaduais e federais, estão em estado regular, ruim ou péssimo. A conclusão está na 16ª edição da Pesquisa CNT de rodovias, divulgada na quarta-feira (24) pela Confederação Nacional do Transporte.

A pesquisa, realizada nas rodovias de todo o país, percorreu 1.764 quilômetros de rodovias no Rio Grande do Norte e constatou que seriam necessário R$ 565,5 milhões para restaurar ou manter os trechos danificados no Estado. Foram verificados trechos com trincas, buracos, ondulações, afundamentos e desgastes. Porém, a pesquisa não registrou nenhum trecho totalmente destruído. Os principais problemas verificados foram de sinalização e de geometria.

As melhores rodovias são as federais, que aparecem, em sua maioria, com classificação “bom”. Já a maioria das rodovias estaduais pesquisadas aparecem como “ruim” ou “péssimo”.

Nenhuma foi classificada com “ótimo”. No Estado, a RN-233, que liga o município de Assu à BR-226 e o trecho da BR-226, entre Florânia e Currais Novos são as piores, com classificação “péssimo”.

Fonte: Blog do Eduardo Dantas via Tribuna do Norte

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bitrenzão: Contran corrige Resolução 418/2012

Deliberação proibe a instalação de eixo em semi-reboques com comprimento igual ou inferior a 10,5m.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) havia  publicado em setembro a resolução 418 proibindo a inclusão de eixo auxiliar em semirreboques com comprimento igual ou inferior a sete metros. O objetivo do órgão era impedir a transformação do bitrem convencional (7 eixos) em bitrenzão (9 eixos). No entanto,  o texto da resolução dava margem para que essas mudanças continuassem acontecendo.

Agora, com a correção feita na Deliberação 129/2012 , a transformação de velhos bitrens em bitrenzões fica de fato e de direito impedida.

A deliberação, conforme reproduzida abaixo, proibe a instalação de eixo em semi-reboques com comprimento igual ou inferior a 10,5m.

Os bitrenzões, que têm 19,8 metros de comprimento, são considerados perigosos e danosos ao asfalto. Eles já são proibidos de rodar em São Paulo há muito tempo. Depois que a Carga Pesada publicou uma reportagem especial a respeito do tema, esses veículos também foram proibidos no Paraná.

Confira clicando aqui a Deliberação 129/2012 na íntegra:

Lucro da Scania cai, mas margem operacional sobe

A fabricante de caminhões sueca Scania informou que seu lucro líquido diminuiu para 1,5 bilhão de coroas suecas (US$ 228 milhões) no terceiro trimestre deste ano, de 2,34 bilhões de coroas no mesmo período do ano passado, em linha com as previsões dos analistas. A receita caiu para 17,92 bilhões de coroas, de 21,13 bilhões de coroas na mesma comparação, abaixo da previsão de 18,82 bilhões de coroas.

Apesar da queda nos resultados, a margem operacional subiu para 10,5%, de 10,1% no segundo trimestre deste ano, o que mostra a capacidade da empresa de gerenciar volumes mais fracos ao manter os custos sob controle, segundo Magnus Axen, analista da JRS Securities. Às 8h (de Brasília), as ações da Scania subiam 2,50% na Bolsa de Estocolmo.

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Emplacamento de caminhões teve alta de 12,2% na primeira quinzena de outubro

O mês de outubro já mostra com mais clareza os reflexos da redução da taxa de financiamento do Finame para 2,5% no mercado de caminhões. Após apenas uma semana em vigor no mês de setembro, a medida elevou o número de emplacamentos na primeira quinzena deste mês em 12,2% na comparação com a primeira quinzena do mês anterior. Foram emplacadas em outubro 5.666 unidades. Os números divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.

No entanto, o desempenho segue abaixo do registrado em 2011, quando 7.991 caminhões foram emplacados, indicando uma queda de 29,1% nos primeiros 15 dias de outubro de 2012 em relação ao mesmo período de 2011. No acumulado de 2012, foram comercializados 105.758 veículos, 23,20% a menos que em 2011.

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Agrale espera crescer 10%, mesmo com retração do mercado

A montadora Agrale, depois de registrar um primeiro semestre fraco, com queda de 20% nas vendas devido à retração dos mercados de caminhões e ônibus no país, anunciou uma retomada e prevê encerrar 2012 com alta de 10% no faturamento bruto, captando pouco mais de R$ 1 bilhão.

De acordo com a companhia, as vendas devem avançar 15% no segmento de veículos, para 8 mil chassis para ônibus, caminhões leves e médios e utilitários civis e militares, e 14% na linha de tratores de até 168 cavalos de potência, para perto de 2,2 mil equipamentos.

“As margens foram sacrificadas no primeiro semestre, mas se recuperaram no segundo”, explicou o diretor de vendas, Flávio Crosa. Em 2011, a empresa, que é de capital fechado e completa 50 anos de operação em dezembro, teve receita consolidada líquida de R$ 760,3 milhões e lucro líquido de R$ 39,4 milhões, mas o executivo preferiu não projetar a margem líquida para este ano.

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