quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia do Motorista 2012

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Oração dos Motoristas

Ó Senhor, por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, dai-nos firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização. Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo, acompanhai-nos constantemente para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos. Protegei, ó Senhor, os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vosso Espírito, e assim ajam com sabedoria e respeitem as leis de trânsito. Protegei, ó Senhor, aqueles que caminham conosco e ajudai-nos a respeitar a todos, pedestres e transeuntes, agindo sempre com prudência. Protegei, ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos. Que cresçam sempre guiados pelo vosso Espírito para que sejam os protagonistas da nova sociedade do terceiro milênio. Confortai, ó Senhor, as famílias que perderam as pessoas queridas, vítimas do cruel trânsito brasileiro. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença sem condenação ou rancor. Que possamos, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e um tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida.Amém!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Conheça os caminhões mais clássicos do mercado brasileiro

Que tal uma viagem pelas estradas do passado? Alguns modelos de caminhão fizeram tanto sucesso que permanecem no imaginário até hoje, outros já entraram na maioridade e seguem em pleno funcionamento, solucionando fretes pelo País. Reunimos modelos marcantes para a trajetória de grandes montadoras no Brasil para você relembrar histórias atrás da boleia deles.





Ford F-600
A tradicional linha F da Ford nasceu no Brasil em 1957 com o F-600, um caminhão tipicamente estradeiro para a época. O modelo – com índice de nacionalização de 40% em peso – foi muito usado na construção de Brasília, puxando carga de São Paulo com seu motor V8 a gasolina, de 4,5 litros, que foi usado nos caminhões da marca até 1977. Em 1959, recebeu para-brisa envolvente, com área aumentada em 20%, novo painel de instrumentos e emblemas nas cores verde e amarela. No início da década de 1970, a Ford já tinha vendido 200 mil unidades do modelo, que desde 1964 apresenta 99% de nacionalização em peso.


VW 13.130
Em março de 1981, a Volkswagen apresentou seus primeiros modelos semipesados ao mundo: o VW 11.130 e o VW 13.130. A entrada da empresa com veículos próprios no mercado de caminhões obteve sucesso, e o VW 13.130 chegou a ser exportado para a China. O modelo introduziu um sistema de basculamento manual da cabine, acionado por barras de torção, que permitia fácil e rápida manutenção. Mesmo em 1981, o 13.130 apresentava muitos dos padrões dos caminhões VW usados até hoje, como a cabine avançada, que garante maior capacidade de carga, melhor visibilidade e um menor comprimento total. As vantagens em conforto ao motorista também já eram marcantes, com um dos mais completos painéis, proporcionando total visibilidade e fácil leitura da pista; além de excelentes sistemas de ventilação e isolamento termoacústico. O motor também traduzia a robustez do VW 13.130: um MWM D 229.6, especialmente desenvolvido para o veículo, com 130 cavalos de potência.


Agrale 1600
Logo após o lançamento do TX 1100, em 1982, que marcou o ingresso da Agrale no setor de veículos e principalmente no segmento de caminhões leves, foi lançado o Agrale 1600. Destinado ao transporte urbano, com rodados traseiros simples e duplo e em modelos a diesel ou álcool, foi sucesso de público. Com capacidade de carga útil, mais carroceria, entre 2.160 kg e 2.300 kg, o caminhão levou a marca até a Argentina, onde a companhia chegou a ter 25% de participação no mercado no final dos anos 1990.


Mercedes-Benz 710
A confiabilidade e a durabilidade do Mercedes-Benz 710 é comprovada em números. A história começou com o 608 D, em 1972, passando por várias atualizações, subindo para 708 em 1987 e recebendo uma cabine reestilizada um ano depois, ganhando o design conhecido até hoje. O nome 710 voltou em 1996, por conta do motor turboalimentado – sempre reconhecido pelo torque - e o modelo manteve-se por diversos anos entre os caminhões mais vendidos do Brasil. O Mercedinho, como também é conhecido, encerrou seus 40 anos de história há 10 anos, chegando a aproximadamente 185 mil unidades vendidas desde os primeiros modelos, na década de 1970.


Scania 113
O caminhão da Scania mais vendido e figura onipresente das estradas brasileiras foi o modelo T113, comercializado entre 1991 e 1998. Com um total de 26.398 unidades vendidas, a evolução do T112 era oferecida nas versões simples ou leito, com diversos opcionais. Com a linha T, a marca lançou o conceito de fabricação do caminhão “sob encomenda”, buscando oferecer produtos adequados às necessidades dos clientes. O T113 foi o caminhão pesado mais potente da época, com o torque inconfundível do motor Scania 11 litros de 360 cavalos. Outro diferencial deste clássico era a estreia da versão Top Line para a cabine, a mais luxuosa do período.


Volvo FH
O caminhão FH é uma lenda viva. A Volvo lançou o modelo em 1994, mesmo ano que chegou ao mercado europeu. O caminhão conquistou o transportador brasileiro pelo baixo consumo de combustível, pela boa produtividade e pelo alto grau de tecnologia embarcada. Foi o primeiro caminhão totalmente eletrônico e sem bomba injetora comercializado no Brasil, além de possuir a maior cabine e a opção de uma e duas camas. A produção brasileira começou em 1998 na fábrica de Curitiba e desde então o veículo conquistou o mercado. Em 2011, o modelo FH 440 cavalos foi o caminhão pesado mais vendido pelo terceiro ano consecutivo.


Iveco Stralis 380 HD
A linha que mais vendeu do modelo Stralis, da Iveco, foi o 380 HD, de 2004 – que inclusive marcou a entrada do caminhão via importação no Brasil. Foram comercializados mais de 6.100 Stralis 380 HD no Brasil durante o período de 2004 a 2009. O destaque do 380 HD é o motor eletrônico denominado Cursor 13, com 4 válvulas em cada um dos 6 cilindros e 380 cv e de potência entre 1500 e 1900 rpm. O modelo foi eleito caminhão do ano na Europa, em 2003. A linha segue sua evolução até hoje, com o Stralis AS, entre os mais luxuosos extrapesados do mercado.

FONTE: Terra 

Tracker revela aumento de roubos de veículos


Pelo segundo trimestre consecutivo, o índice de roubo e furto de veículos cresceu no Brasil, foi o que informou o Grupo Tracker, empresa especializada no rastreamento e localização de veículos do país. Entre abril e junho, foram 985 ocorrências envolvendo carros, caminhões, utilitários e motos. Um número 20,9% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 815 recuperações.
Dentre os segmentos, que apresentaram maior número de ocorrências, está o de motos, com aumento de 47,8%, de abril a junho. Em seguida, aparecem veículos pesados, com incremento de 31,4%, utilitários, com crescimento de 25%, e veículos leves com avanço de 16,8%.

No comparativo com o primeiro trimestre deste ano, o número de eventos foi 11,7% maior. Nos primeiros três meses de 2012, a empresa registrou 882 recuperações.
O Grupo Tracker está presente em 19 países e, em 12 anos de atividade no Brasil, já recuperou mais de 22 mil veículos, evitando um prejuízo de cerca de R$ 1,5 bilhão.

Iveco anuncia novo Stralis Hi-Way Euro 6 na Europa


A Europa sofre uma verdadeira invasão da geração Euro 6. Mesmo restando bastante tempo até o prazo para implementação total da nova tecnologia de motorização, no fim de 2013, as montadoras investem na renovação antecipada das linhas de caminhões. E a novidade desta vez é da Iveco, que anunciou o novo Stralis Hi-Way.
O foco da Iveco com o lançamento é reduzir o custo operacional do cliente, seja ele caminhoneiro ou frotista. O Stralis Hi-Way proporciona um consumo de combustível reduzido, custos de manutenção mais baixos e gestão operacional otimizada.
“O novo Stralis maximiza a economia de custos em todas as áreas-chave. Como resultado, o custo operacional diminui em até 4%”, disse Alessandro Mortali, Vice-Presidente Sênior da linha de pesados da Iveco.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Polícia Militar encontra carreta roubada próximo ao Distrito de Laginhas de Caicó


Nesta quinta-feira, 12, por volta das 18h00 min, Policiais do GTO de Jucurutu foram informados pelo COPOM de Caicó, de que havia uma carreta abandonada entre os Distritos de Laginhas e Aroeira. Os Policiais se deslocaram, de imediato, para o local e constataram a veracidade do fato. No local estava apenas o cavalo da carreta, de placas NUM – 6798, Russas, CE. Segundo os Policiais, o veículo estava muito bagunçado e com a chave na ignição.


Verificado na central do 6º BPM, a procedência do veículo, foi confirmado que se trata produto de roubo, e que possivelmente transportava combustível. Por esse motivo os ladrões teriam interesse apenas nos tanques, os quais não foram encontrados até o momento.  A Polícia ainda não tem informações concretas sobre onde e que horas o fato aconteceu, tendo em vista que a empresa, proprietária do veículo, ainda não entrou em contato. A Polícia Civil foi acionada e fez a apreensão da carreta, a qual foi conduzida para a cidade de Caicó para posteriores providências.

Fonte:  SD Walter

Scania supera 25 mil inscritos na 4ª edição do “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”


A Scania acaba de ultrapassar 25 mil inscrições para a quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, ou MMCB, que tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Comparado ao mesmo período de inscrições das três edições anteriores, a Scania aumentou em 20% o número de participantes. Um dos pilares dessa conquista é o apoio de conceituadas empresas de logística como Coopercarga, JSL e TNT, que estão desenvolvendo ações para incentivar seus motoristas a efetuar o cadastro.
As inscrições para o MMCB foram iniciadas no dia 8 de maio e serão aceitas até 26 de julho em diversos pontos do território nacional. A lista completa de locais está no site www.melhormotorista.com.br. A última edição, realizada em 2010, chegou a 28 mil cadastrados, mas com o volume maior de interessados deste ano a expectativa da Scania é atingir a marca de 30 mil participantes.

Sinotruk destaca investimentos no Brasil


Os prometidos caminhões da família A7 foram apresentados pela Sinotruk Brasil nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, dotados pelos propulsores de 12 litros com 380 cavalos de potência, 420 cv e 460 cv, respectivamente. Conforme antecipado com exclusividade pelo portal TranspoOnline, o modelo A7 420 8x4 será comercializado a partir de novembro deste ano.
“Os caminhões A7 são produzidos em moderna fábrica da Sinotruk em Jinan, na China, com métodos de produção e controle de qualidade que asseguram aos caminhões o mais alto padrão de qualidade em todas as etapas produtivas”, conta Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil.

Sinotruk investe na operação brasileira

“É prerrogativa da Sinotruk instalar uma fábrica de motores no Brasil”, revela Andoreson. Segundo o executivo, a fábrica de Lages (SC) terá sua construção iniciada muito em breve. “O dia 18 de julho será marcado pelo lançamento da pedra fundamental, que dará origem à fábrica da montadora em Lages. Inicialmente, a operação fabril será pelo conceito CKD”, confirma.
De acordo com Anderson, a maior parte dos investimentos será de capital nacional. “76% dos investimentos serão realizados pela nossa empresa e pelos grupos nacionais que estão se associando a nós, sendo que o primeiro deverá ser confirmado e anunciado em cerca de 30 dias e o segundo até o final do ano. Os demais 24% serão injetados pela matriz chinesa”, explica.

Empresa lança versão 2012 de simulador de caminhões


A Scania lançou a versão 2012 de seu simulador de direção de caminhões para PC. O game Scania Truck Driving Simulator 2012 traz os veículos que integram a Série R da empresa, de maior capacidade de carga e mais caros.
O jogo tem o modo de direção livre, onde o jogador pode guiar o caminhão por mapas, e um de disputa, onde tem que cumprir tarefas de habilidade com os veículos.
Na versão de 2012, a empresa vai adicionar um aplicativo social ao título, onde o jogador poderá dividir seus resultados com uma comunidade do game, desenvolvido pela SCS Software.

FONTE: Terra 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Scania lidera emplacamentos de caminhões pesados Euro 5 no 1.º semestre


A Scania mostra sua força nos emplacamentos de veículos Euro 5 com o registro de 2.475 unidades e a conquista do primeiro lugar na categoria acima de 45 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração). O volume representa quase 40% do total de 6.402 unidades Euro 5 emplacadas pelo mercado no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
“Sem dúvida, garantir a liderança nos emplacamentos Euro 5 nos primeiros seis meses do ano demonstra o quanto a Scania está à frente dos concorrentes”, diz Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “É mais uma prova de que nossos clientes estão reconhecendo a parceria da marca neste momento de transição para a nova legislação de emissões.”
Além disso, o R440 foi o caminhão pesado Euro 5 com maior número de emplacamentos do semestre, com 1.150 unidades. O modelo possui 440cv de potência, configurações 4x2, 6x2 e 6x4 e desenvolve torque de 2.300Nm, o maior em sua faixa de atuação. “Ele é o pesado mais econômico do mercado”, completa Leoncini.

Mercedes-Benz mostra a cara do Antos


Com lançamento previsto para o IAA Veículos Comerciais (em setembro), de Hannover, na Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou o caminhão Antos em duas versões de PBT (18 e 26 toneladas), dedicado à distribuição urbana de cargas. A linha abre uma nova categoria de veículos, para serviços pesados em curtas distâncias e não parece em nada com os caminhões de aplicação urbana tradicionais, geralmente de categoria leve ou média.
Sua cabine é evidentemente inspirada no modelo New Actros, em versões de cabine simples ou estendida.
O Mercedes-Benz Antos já é equipado com a tecnologia (SCR) Euro VI em seus motores OM 936 de 238 cavalos de potência e 510 cv, em versões de 7,7 litros, 10,7 l e 12,8 l. As variadas potências se justificam em suas propostas, sendo a de 238 cv dedicada a aplicações mais leves e a de 510 cv aplicável em condições topográficas mais exigentes, podendo puxar até semirreboques. A transmissão automática PowerShift de terceira geração pode ter oito ou 12 marchas.
Entre os itens de segurança, o caminhão é dotado dos sistemas EBS, ABS, ASR e o novo ABA, que inicia automaticamente a frenagem ao detectar obstáculos.

Quase 90% de caminhão Volvo é reciclável


A palavra do momento no mundo corporativo é sustentabilidade, grandes companhias buscam, hoje, além de maior participação no mercado, desenvolver soluções que agridam menos o meio ambiente e, com a Volvo, não é diferente. A montadora sueca afirma que, atualmente, quase 90% de um caminhão da marca pode ser reciclado.
"Temos que pensar no meio ambiente, em nossos recursos e nas futuras gerações", diz Lars Martensson, diretor de meio ambiente de caminhões da empresa. "Respeito ao meio ambiente é um dos valores fundamentais da marca, e a sustentabilidade ambiental está presente em todos os processos e produtos da empresa", diz o executivo.
O dirigente lembra ainda que os ganhos com a reciclagem não são somente ambientais, mas também econômicos. "No futuro, poderá haver escassez de metais e quando os preços subirem, será necessário reciclar mais ainda", destaca Martensson.
No processo, as peças em boas condições podem ser usadas novamente, outras são recicladas ou utilizadas como fonte de energia. Os materiais de fabricação são selecionados tendo em mente a reciclagem.

MAN expõe extrapesado TGX na TranspoSul


A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais das marcas Volkswagen e MAN, estará presente na 14ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, que acontece de 04 a 06 de julho no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS, em Porto Alegre (RS).
A empresa, que também é uma das patrocinadoras do evento, terá uma área de 200 metros quadrados onde apresentará a grande novidade do mercado de extrapesados: o cavalo mecânico MAN TGX 29.440 “Made in Brazil”. Além dele, o VW Constellation 24.280 ADVANTECH, sucessor do caminhão mais vendido do país – o VW Constellation 24.250, também estará exposto no estande da montadora.
Durante a feira, a MAN Latin America oferecerá condições especiais para aquisição de veículos para associados do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS, com destaque para garantia de três anos para o trem de força dos caminhões da linha VW ADVANTECH.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Relíquia Fusca 63 de Cuité/PB


Este é o fusca ano 63 e com 36 anos nas mãos do senhor Martim da Costa Pereira, da cidade de Cuité/PB.

Este fusca talvez seja a relíquia mais conservada do Brasil e dificilmente vocês encontraram outro igual, confira....








Blog Edgar Abençoado via Coronel Ezequiel Notícias 

Mercado ignora recuperação na primeira quinzena e fechar mês com queda de quase 1%


Os indícios de que o mercado de caminhões poderia estar se recuperando não passaram de promessa. Entretanto, ao menos desta vez, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira pela Fenabrave, a queda não foi tão dura com as fabricantes. No compatativo com maio, junho teve retração de apenas 0,95%, com 10.689 unidades vendidas, após ter ficado cerca de 5% acima na primeira quinzena.
O grande problema ainda é o comparativo com 2011, com cerca de 27,63% menos emplacamentos do que em o junho no ano passado. Porém o cenário do acumulado do ano não é tão desanimador quanto o desempenho deste mês. O primeiro semestre de 2012 está 16,03% abaixo de 2011 (ano de vendas recorde na indústria).
A liderança do setor segue com os caminhões Volkswagen, fabricados pela MAN Latin America. Os modelos, que há nove anos são os mais vendidos do país, correspondem a 31,78% do mercado.
O segmento de caminhões semi-leves teve o F350, da Ford, como o mais vendido, com 89 unidades comercializadas. Entre os leves, o Accelo 815 da Mercedes-Benz, que vendeu 391 caminhões deste modelo, é o líder. Outra marca alemã lidera entre os médios. A MAN faturou 262 unidades do Worker 13.180 e encabeça este setor.
Entre os semi-pesados, o líder de vendas segue na frente. O Constellation 24.250 ainda é o mais procurado pelos compradores. Em junho, o caminhão teve 529 veículos comercializados. Já nos pesados, o mais vendido é o Volvo FH 460, com 422 unidades emplacadas.

Sinotruk terá 8x4


Com previsão de chegada ao mercado a partir de setembro, o novo Howo A7 8x4 pode abrir novas frentes de mercado ao negócio Sinotruk. Equipado com motor de 12 litros com 420 cv, o caminhão já vem equipado com uma reforçada caçamba, favorecendo o custo-benefício dos clientes. A cabine, curta e teto baixo, segue a linha do A7. Comparada com a linha F da Volvo, na qual o design se baseia, a cabine do 8x4 seria equivalente ao de um FM. Os caminhões Sinotruk A7 devem incorporar um eixo traseiro com diferencial originário da MAN, nova parceira da marca chinesa. Embora não haja outras confirmações, é bastante possível que os produtos Sinotruk comecem a incorporar progressivamente componentes MAN. O último passo desse processo seria uma cabine com mais características da marca alemã, porém não é coisa que possa ocorrer de imediato.

Com PBT de quase 10 toneladas, Accelo é o VUC que oferece a maior capacidade de carga



A nova linha de caminhões Mercedes-Benz trouxe mais opções para os clientes que atuam no transporte e distribuição urbana de cargas na cidade de São Paulo. Com o Accelo 815 (o novo “Mercedinho”) e o Accelo 1016, a marca ampliou a oferta de modelos VUC (Veículo Urbano de Carga), que têm maior flexibilidade de circulação na cidade, mesmo em zonas de restrição. Além disso, passou a oferecer a maior capacidade de carga entre os caminhões VUC disponíveis no mercado.
Isso graças ao modelo 1016 que, com PBT de 9.600 kg, assegura a maior capacidade de carga útil com equipamento da categoria, 6.300 kg. Mesmo quase beirando o PBT de um caminhão médio, o Accelo 1016 tem um cumpriomento total de 6,134 metros. Por definição, um VUC é um caminhão de até 6,30 metros de comprimento e 2,20 metros de largura, portanto o 1016 e´livre das restrições veículares ao modelos mais pesados. “São cerca de 400 kg a mais que os modelos concorrentes mais próximos””, diz Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Você sabe como calcular o frete?


Um ponto crítico para qualquer empresa de transporte é a definição do valor do frete, que não deve ser feita ao acaso. Para se precificar o serviço, o transportador deve levar em conta –além das despesas fixas e variáveis, como gastos com combustível, manutenção e pedágios – três itens de grande importância: a informatização das questões de aspectos fiscais; a mobilidade urbana, levando em conta as limitações de abastecimento nos grandes centros; e a nova regulamentação da profissão de motorista, que ampliará os custos totais.
Tema de debate nesta quarta-feira, 27, durante a 1ª Transpo Amazônia – Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística, a composição do frete deve, para especialistas, considerar idade da frota, más condições das estradas, retenções fiscais e também os gastos com seguro das mercadorias. “Não dá para ignorar o processo de gerenciamento de risco. O seguro do embarcador não é uma garantia de que você terá mesmo uma carga protegida”, diz Jacinto Júnior, coordenador das Câmaras Técnicas da NTC&Logística.