terça-feira, 24 de abril de 2012

Caminhoneiros denunciam roubos, venda de drogas e prostituição no RN

br101-rn-expressocoelho-wcincoSem policiamento fixo, uma repartição pública do governo do estado está se tornando ponto de venda de entorpecentes e de prostituição, além de oferecer riscos à integridade física e patrimonial de caminhoneiros, que sofrem ameaças de travestis e têm seus pertences roubados. Trata-se do posto fiscal Caraú, no município de Baía Formosa, por onde, diariamente, passam cerca de mil caminhões por dia. O local deveria contar com uma equipe fixa de quatro policiais militares por dia da Companhia PM de Canguaretama, mas, segundo o próprio comandante da unidade, capitão PM Marcones Fernandes, eles não estão trabalhando no posto porque a Secretaria Estadual de Tributação (SET) não paga as diárias dos policiais desde dezembro do ano passado. "A escala de serviço está aqui pronta. Assim que pagarem, eu tenho homens já definidos para irem trabalhar no posto".

O posto fiscal fica às margens da BR-101, em Baía Formosa, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Segundo o subdiretor do posto, Sérgio de Souza Medeiros, costumam circular diariamente pelo local uma média de 800 a mil caminhões, para conferência de notas fiscais e recolhimento de impostos. Esses veículos ficam no pátio do posto enquanto os caminhoneiros fazem a checagem da documentação junto aos auditores fiscais. O momento de maior movimentação é no período da noite, quando há uma média de 100 caminhões parados no local.

E é exatamente no período noturno em que os problemas ocorrem, conforme o relato de alguns dos caminhoneiros. Um deles, Luiz Antônio Teles, 40 anos, é taxativo: "depois das 18h até dar 4h, sua segurança acabou". Ele relata que várias prostitutas e travestis costumam frequentar o local nesse horário e são essas pessoas que cometem diversos delitos no local. "São os travestis que trazem drogas para vender por aqui. Eles oferecem para os que ficam nas cabines". O caminhoneiro diz já ter sido intimidado por um grupo de travestis que circula pelo posto. "Uma vez um deles veio me pedir dinheiro e eu disse que não tinha. Então ele fechou a porta do meu caminhão com bastante força que eu pensei até que iria quebrar o vidro. Tive muita raiva na hora, mas quando olhei para fora do veículo, tinha outros sete com ele. E não adianta revidar, eles são travestis, mas são homens, com a mesma força de alguém como eu. Ainda mais em grupo assim".

O medo de muitos também é o de ter seus pertences roubados. O caminhoneiro William Dantas, 36 anos, conta que já teve três das lâmpadas laterais de sua carreta roubadas naquele posto. Já o seu colega de profissão Fabiano Francisco dos Santos, 32, diz que a escuridão à noite no pátio do posto é que gera todo o temor. "A pessoa nem consegue dormir direito com o medo de se levantar e perceber que foi roubado de alguma maneira. Ou então, como a escuridão aqui é tremenda, a gente teme sair do caminhão e ser surpreendido de alguma forma, ou mesmo voltar ao veículo e ver que algo foi levado". Fabiano relata que já ouviu falar de furtos de vários objetos, como bateria do caminhão, do botijão de gás para uso dos caminhoneiros ou mesmo do pneu de reserva. "Até mesmo para ir tomar banho é um perigo, pois tudo aqui é escuro demais".

O caminhoneiro Carlos Luiz Meira, 40 anos, também relata violências sofridas por outros colegas no posto fiscal de Caraú. "Eu já vi um companheiro ser amarrado e jogado no canavial atrás do pátio e ninguém fez nada. Outro dia, aqui, um caminhoneiro quase foi assaltado. Foi sorte ele ter conseguido correr". Ele é mais um que confirma que são as prostitutas que fazem a venda das drogas e os travestis fazem os pequenos furtos aos caminhões ali parados. A opinião é a mesma de Maurinécio José da Silva, 30, acrescentando que "não tem condições de serem outras pessoas". Ele reclama ainda do banheiro existente no local para uso dos caminhoneiros. "Ninguém limpa e fica uma sujeira insuportável. Sem falar que à noite é muito escuro para ir lá", comenta o caminhoneiro. A falta de higiene no banheiro destinado aos caminhoneiros foi presenciada pela equipe do Diário de Natal. No momento em que era feita a reportagem no posto fiscal, o banheiro encontrava-se com fezes espalhadas pelo chão e bastante lixo ao redor. Contudo, ainda enquanto a equipe do DN estava ali, um funcionário da limpeza foi lavar o banheiro.

Depredação e insegurança

O subdiretor do posto, Sérgio Medeiros, explica que deveria haver uma equipe diária com quatro policiais no local. Contudo, desde o final de 2011 eles não tiram mais serviço no posto fiscal porque as diárias que eram pagas aos PMs para fazerem esse trabalho deixaram de ser pagas. "Eles chegaram até a voltar quando a remuneração foi paga em fevereiro. Mas em março voltaram a cortar e eles não vieram mais". Medeiros admite que a falta de segurança é prejudicial tanto para quem trabalha no posto como, principalmente, aos caminhoneiros parados no pátio. "Eles correm o risco de terem a carga ou outros valores roubados".

Sérgio Medeiros se diz ciente da prostituição, do tráfico de drogas e dos pequenos furtos que ocorrem à noite no posto. "As garotas de programa que aparecem por aqui não deixam os caminhoneiros descansarem em paz". Ele relata ainda que o próprio prédio sofre depredação por causa das prostitutas. "Elas chegam a rasgar as cadeiras na sala dos caminhoneiros, quebram a encanação do banheiro e riscam asparedes. O banheiro do pátio já foi completamente depredado".

Quanto à iluminação deficitária do posto, o subdiretor local afirma que boa parte foi danificada após a obra de duplicação da BR-101 feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). "Eles precisaram cortar a fiação dos postes para fazer essa obra e nunca mais religaram. Existem 10 postes de iluminação espalhados pelo pátio, mas apenas cinco deles têm funcionado atualmente. Tinha até menos, mas conseguimos ligar pelo menos dois deles". Já em relação ao banheiro, Sérgio Medeiros garante que a limpeza é feita diariamente, mas "são os próprios motoristas que sujam e depredam o local".

Secretário reconhece dívida e promete pagar

O presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar da Região Agreste (Asspra), o soldado PM Heitor Rodrigues, confirma que a ausência dos PMs no posto fiscal de Caraú se deve à falta de pagamento das gratificações. Ele explica que essa remuneração é destinada a pagar aos policiais que na sua folga tiram serviços no posto. Os atrasos, segundo ele, são referentes aos meses de novembro e dezembro dos anos de 2010 e 2011. "Lembrando que não é obrigação dos policiais trabalharem neste Posto. Eles são voluntários e precisam desse extra. Contudo, independente disso, a Companhia PM de Canguaretama faz o patrulhamento no local e atende as ocorrências. Não podemos ficar com uma equipe fixa no posto fiscal, pois traria uma perda ao policiamento na cidade", comenta Heitor.

O comandante da CPM de Canguaretama, capitão Marcone Fernandes diz que a escala de serviço dos policiais que deveriam trabalhar no posto fiscal está pronta, mas devido a falta de pagamento das diárias por parte da Secretaria de Tributação, nenhum dos policiais se dispõem a ir para esse trabalho. Ele detalha que os policiais escalados fazem esse serviço em seus dias de folga para poderem ganhar a gratificação extra, de forma voluntária. "Mas eles só têm intenção de voltar ao posto se for paga a diária. E se eles não vão, não tenho como deslocar do efetivo normal do dia para manter uma equipe fixa lá. Porém, se essa diária for paga hoje, já tenho aqui os nomes de quem deve assumir o serviço no local imediatamente".

O secretário estadual de Tributação, José Airton da Silva, admite o atraso no pagamento das diárias do mês de dezembro do ano passado. Contudo, ele garante que essa gratificação foi para os meses de fevereiro, março e o deste mês também está assegurado. Tanto que os policiais chegaram a fazer o serviço em fevereiro por causa do pagamento. "Mas já estamos providenciando a regularização das diárias de dezembro para que tudo volte ao normal. Não vamos pagar a gratificação de janeiro porque os policiais não trabalharam mesmo naquele mês, entãonão se justifica pagar por um serviço que não foi feito". José Airton garante ainda que está sendo providenciado, junto com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN), o reparo dos postes de iluminação do posto fiscal.

DN Online

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Caminhoneiro dirige como louco e filma tudo de dentro do caminhão

Caminhoneiro dirige como louco e filma tudo de dentro da boleia

Um homem que dirige um caminhão, filmou ele mesmo e as próprias infrações.

Flagrantes de todo ano. Motoristas desrespeitam as regras de trânsito.

Ultrapassagens arriscadas, desrespeito à sinalização, excesso de velocidade. Mas as imagens obtidas pelo Fantástico com exclusividade mostram uma novidade.

Um homem que dirige um caminhão, filmou ele mesmo e as próprias infrações. Ele passa por uma placa que indica o limite de velocidade: 80 quilômetros por hora. Mas o caminhoneiro não respeita e faz questão de filmar o velocímetro. Quase 120 quilômetros por hora.

Mais a frente uma carreta vem no sentido oposto, ela acabou de ultrapassar um microônibus em local proibido e invade a pista do caminhoneiro que vinha filmando tudo. Ele despreza o perigo, não para de gravar e desafia: "Vou sair não. Isso, joga ele pra fora", diz.

"Numa velocidade dessas, se você precisar fazer uma parada de emergência ou fazer uma manobra para evitar um acidente, a coisa vai se tornar muito mais difícil", explica Ciro Ferreira, superintendente da Polícia Rodoviária Federal.

Continua aqui.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reflexos da modernidade: O VW Constellation 24.280

O VW Constellation 24.280 passou com louvor na avaliação da revista Caminhoneiro e mostrou que é um caminhão robusto e econômico.

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O sol brilhava e ressaltava ainda mais toda modernidade da concessionária Dibracam, ponto de encontro onde estava estacionado o imponente VW Constelattion 24.280 Advantech, 6x2, que ostenta a placa LLQ 2709 - RJ-Resende.

Esse Constelattion chega ao mercado com uma boa missão: substituir o VW 24.250 que foi líder no ano passado na categoria dos caminhões trucados, com 3º eixo, de 24 toneladas: foram 12.721 unidades emplacadas em 2011.

Pontualmente às 9h30 saímos da av. dos Estados, 1900, Santo André, rumo à Baixada Santista. A previsão era percorrer cerca de 300 quilômetros. Logo o VW 24.280 chamou a atenção dos demais caminhoneiros que passavam ao lado do novo Constellation.

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Durante o percurso, percebi o efeito eficiente da suspensão. Com muita suavidade, o VW Constellation 24.280 rodava no asfalto irregular da av. dos Estados, com muita desenvoltura e maciez. Essa maciez é graças à suspensão dianteira composta de molas semi-elípticas de duplo estágio, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. A suspensão traseira é composta de eixo rígido motriz e eixo auxiliar tag-tanden tipo balancim com suspensor eletropneumático para o eixo auxiliar, molas semi-elípticas assimétricas trapezoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora (opcional).

Com uma manobra suave, a marcha foi trocada de sexta, para a sétima e depois oitava. Tudo de modo muito fácil e tranquilo, com engates precisos. Esse é o resultado da nova transmissão mecânica ZF/9S 1110 TD de nove velocidades com comando por cabos e servoassistência, garantindo maior conforto ao motorista e maior durabilidade ao sistema. O eixo trativo de simples velocidade, em conjunto com a nova transmissão, otimiza o consumo de combustível e o desempenho nas retomadas. O novo acionamento a cabo com H sobreposto, acionado por tecla pneumática, simplifica a troca de marchas, trazendo uma lógica de segurança que impede equívocos na mudança e danos à caixa de transmissão.

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Depois de testada a caixa de câmbio, foi acionado o piloto automático na rodovia Anchieta. Foi programado para atuar na faixa dos 60 km/h, uma boa velocidade para apreciar a beleza da paisagem composta por diferentes tonalidades de verde e o colorido dos ipês e das quaresmeiras.

Durante a descida da serra o silêncio tomou conta de dentro da cabine leito que abrigava uma cama confortável. "Vou abrir um pouco o vidro para mostrar o barulho externo", diz João Luís Rocha dos Santos que dirige caminhão há 30 anos. De fato, o barulho que invadiu a cabine foi imenso. Comprovada a eficiência acústica acionei rapidamente o botão para fechar o vidro elétrico e recuperar a tranquilidade que voltou a reinar dentro da cabine.

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Em relação à cabine, observei que ela oferece acesso ideal para o motorista e um completo e ergonômico painel de instrumentos, além de itens como ar-condicionado (opcional) e computador de bordo. O painel está mais moderno e disponibiliza informações sobre as condições de operação do motor e veículo, permitindo mais otimização e controle da operação. É tudo muito prático e não exige esforços do motorista que dirige com conforto e total segurança.

Fazem parte dos itens de série a coluna de direção multi-regulagem, espelho auxiliar para manobras, piloto automático e mangueira de inflar pneus. Dentro dos opcionais destacam ar-condicionado, espelhos retrovisores elétricos, cabine leito ou estendida, bancos com revestimento e vinil, banco para três passageiros e dois tanques.

Depois de observados esses itens, com o freio motor acionado, o VW 24.280 continuou em frente descendo a serra com o velocímetro apontando 40 km/h, na quinta marcha. Praticamente percorremos todo o trecho de serra sem pisar no freio graças à eficiência do freio motor.

Motor MAN

www.revistacaminhoneiro.com.br

Dicas da Segurança nas Estradas

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Regulamentação do motorista vai à sanção presidencial

foto_destaque (1)Câmara dos Deputados aprova texto do Senado sem alterações. Matéria passa a valer a partir da data de publicação.

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (03/04) o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 99/07, que regulamenta a profissão de motorista. Sem alterações na Casa, o texto segue para sanção presidencial e passa a valer a partir da data de publicação. Segundo o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade (PMDB-MG), o substitutivo é extremamente rigoroso, visando principalmente a segurança no trânsito e a saúde dos motoristas.

Um dos fatores apontado como principal causa de acidentes, o excesso de tempo do motorista ao volante poderá causar prisão e multa para quem exigir que o profissional exceda sua jornada de trabalho.

"A proposta ainda assegura aos motoristas seguro obrigatório custeado pelo empregador e proíbe que se remunere o motorista em função da distância percorrida ou da redução do tempo de viagem, pela quantidade ou natureza dos produtos transportados, de modo a não comprometer a segurança rodoviária ou da coletividade", disse o senador Clésio Andrade, que apresentou requerimento pedindo urgência na tramitação do projeto.

A regulamentação da profissão garante também intervalo mínimo de 11 horas no período de 24 horas. O descanso poderá ser fracionado em nove horas e mais duas. Além disso, proíbe o trabalho por mais de quatro horas seguidas sem um intervalo mínimo de 30 minutos para descanso.

Foto(s): Jorge Woll- SEIL/DER

Fonte: Agência CNT de Notícias

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Campanha quer reduzir desperdício de cargas

Caminhoneiros vão receber panfletos educativos em praça de pedágio e nos terminais de descarga do Paraná.

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O desperdício de cargas pelas estradas causa prejuízos aos transportadores e suja as cidades, principalmente as vias que dão acesso a terminais portuários. No Paraná, para minimizar o problema a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a concessionária Ecovia lançaram uma campanha para conscientizar os caminhoneiros sobre a importância de estarem atentos ao assunto.

Panfletos educativos serão distribuídos nas praças de pedágio do interior do Paraná, no Pátio de Triagem do Porto e nos terminais de descarga para mostrar aos motoristas a importância de lacrar as bicas dos caminhões ? dispositivo por onde a carga a granel é escoada. Se não for lacrada corretamente, ela pode abrir durante o trajeto e causar vazamentos.

Também pode ocorrer do próprio condutor não perceber o desperdício dos grãos ao longo da rodovia. Em outros casos, quando a bica está sem lacre, pode sofrer a ação de vândalos que abrem o dispositivo para escoar ilegalmente uma parte da carga de grãos.

A legislação de trânsito prevê multa para o caminhoneiro que trafegar pelas estradas com a bica do caminhão aberta. O motorista é autuado com multa gravíssima e perde sete pontos na carteira. Além disso, se houver algum acidente causado pela carga derramada, ele pode ser indiciado.

A campanha conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Claspar, Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam/PR) e Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado Paraná (Fetranspar).

Fonte: Agência CNT de Notícias, *Com informações da Appa

Alterações na Lei Seca devem ser votadas

foto_destaqueDiante da polêmica gerada pela decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a Lei Seca, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu hoje (29) que o Congresso Nacional modifique a lei.

"Há uma decisão final e isso faz com que nós tenhamos que, rapidamente, dialogar com os líderes no Congresso para modificarmos a lei. Se a lei, da forma que está redigida, não tem condições de atingir a punibilidade que nós precisamos para esses casos, nós temos que mudar", disse o ministro.

Entre as mudanças pretendidas pelo governo está retirar da lei a dosagem alcoólica que caracterizaria o crime; permitir que uma pessoa em visível estado de embriaguez possa ser condenada e utilizar como provas depoimentos de testemunhas e filmes. Dessa forma, o ministro acredita que o bafômetro será mais utilizado como forma de provar inocência diante de uma suspeita do que como instrumento de acusação.

"O bafômetro, que hoje é elemento necessário para a condenação, passará a ser um instrumento da defesa de uma pessoa que quer demostrar que não está em estado de embriaguez", acredita o ministro.

Cardozo disse que não considerou uma surpresa a decisão do STJ de aceitar como provas de embriaguez somente o teste do bafômetro ou o exame de sangue. "Eu acredito que isso já estava desenhado em decisões anteriores da Justiça. Foi por essa razão que o Ministério da Justiça se preocupou e ainda hoje se preocupa em buscar a mudança da lei", destacou.

"É necessário que agora a lei seja alterada, justamente para que nós possamos continuar tendo uma ação muito dura em relação àquelas pessoas que, de forma irresponsável, bebem e dirigem. O Judiciário já se pronunciou na interpretação que deu a esta lei. Portanto, a partir do momento que consolida essa interpretação, nós temos que ser ágeis. Temos que adequar aquilo que nós precisamos a um novo texto legislativo. Queremos coibir, com muito vigor, o ato de irresponsabilidade, que é o de beber e dirigir", disse o Ministro.

Cardozo explicou que a maior parte das mudanças que o governo quer na lei já está em curso em projetos de lei que já tramitam no Congresso. Essas mudanças, na avaliação do ministro, não devem passar pela reforma do Código Penal, que envolve muitos temas e pode ser muito mais demorada.

"São projetos que já estão em curso, porque nós já antevíamos esse problema. Já estava claro que alguns magistrados interpretavam que o bafômetro era indispensável para uma condenação. Já no ano passado iniciamos um processo de discussão com lideranças, tanto da Câmara quanto do Senado, justamente para viabilizar essa mudança".

Fonte: Agência Brasil de Notícias

domingo, 1 de abril de 2012

Há exatos 31 anos os moradores dos municípios de Campo Redondo e Santa Cruz registraram a maior tragédia de suas vidas

Destruição da Rua Cel Severino Bezerra (Rua do Vapor) 1981

Uma simples ligação feita pela telefonista Maria de Fátima, informou que o Açude Mãe D’água, de Campo Redondo, estava próximo ao rompimento e alertou o prefeito Hildebrando Teixeira, em Santa Cruz, e fez com que milhares de vidas fossem salvas.

Cortada pela BR 226, a cidade de Campo Redondo está localizada a 135 km de Natal, contando com um clima semi-árido durante a maior parte do ano. Porém, no mês de junho, as festas juninas esquentam o frio aconchegante que é soprado da Serra do Doutor, obrigando as pessoas a usarem casacos durante a noite.

Ponte levada pela enchente de 1981

Imagem da Ponte arrastada pelas correntezas do Rio Trairi

As cenas da tragédia do dia 1º de abril de 1981, que desabrigou cinco mil pessoas e deixou o Estado do RN sem luz e água por cinco dias, ainda permanece na memória dos moradores do município de Campo Redondo e Santa Cruz.

Parede do Açude Mãe D'Água arrombada em 1981

Parede do Açude Mãe D’Água em Campo Redondo

Foram momentos de agonia que marcou as vidas dos cidadãos e fez heroína uma telefonista: Maria de Fátima da Silva, que fez contatos com o prefeito da época, Hildebrando Teixeira, para esvaziar a cidade antes do rompimento da barragem de Campo Redondo, distante 25 km de Santa Cruz, salvando milhares de pessoas.

Enchente de 1981

Local onde antes existia a ponte na entrada de Campo Redondo

Construção da Ponte - Após enchente de 1981

Reconstrução da Ponte, que liga Campo Redondo a BR-226

Apesar de ser o dia 1º de abril, conhecido como o dia nacional da mentira, o alerta da telefonista deu resultado e carros de som anunciaram a ameaça da enchente. Os moradores deixaram para trás suas casas e foram abrigados em prédios públicos ou regiões altas da cidade. Dentro de três horas a enxurrada das águas devastaria a cidade.

Santa Cruz devastada pela enchente

Conhecida como a maior tragédia natural do Estado, a enxurrada de 1º de abril de 1981 contabilizou seis mortes e 1.044 casas destruídas em SantaCruz. A correnteza das águas percorreu ainda cerca de 80 km (equivalente a distância entre Natal e Tangará) e atingiu outros quatro municípios.

Ponte próxima a entrada de Japi

Com 14 torres da rede de energia da Chesf derrubados, o Rio Grande do Norte permaneceu uma semana às escuras. Em Natal, o único hospital com gerador na época era o Walfredo Gurgel. Supermercados fechavam mais cedo com medo de assaltos. Sem energia, o bombeamento para abastecimento de água também foi comprometido.

O então governador Lavoisier Maia decretou estado de calamidade pública em toda a região do Trairi e levou fotos da tragédia ao presidente da República, João Figueiredo. O ministro do Interior na época, Mário Andreazza confidenciou ao prefeito de Santa Cruz só ter visto cena igual em guerra.

Com a solidariedade de todos, um grande mutirão envolveu as instituições públicas e privadas, ONGs, voluntários, igreja e as próprias vítimas. As três esferas do poder executivo esqueceram diferenças partidárias e também se uniram para reconstruir as cidades atingidas. As doações chegavam de todas as regiões do Brasil.

Blog do Franco Anicley